Confira opções de máscara de Carnaval para cair na folia

Uso das máscaras remete ao tradicional Carnaval de Veneza. Foto: iStock, Getty Images

Máscara de Carnaval é opção barata para os foliões que querem incorporar um personagem.

O Carnaval se aproxima e é hora de pensar em como você vai se caracterizar para a folia. Além da fantasia, o uso de máscara de Carnaval pode ser uma boa opção para compor o look divertido que a festa exige. As máscaras dão um clima de mistério à brincadeira e são mais rentáveis, já que podem ser feitas em casa. Saiba como.

Uso das máscaras remete ao tradicional Carnaval de Veneza. Foto: iStock, Getty Images

Se você é mais adepta as Maquiagem de carnaval, confira no site Mania de Esmalte, eles possuem alguns tutoriais de makes muito legais que podem te inspirar :).

Tipos de máscara de Carnaval

Animais

Você já deve ter pensado qual animal gostaria de ser, né? O Carnaval é a época perfeita para colocar esse desejo em prática. As máscaras inspiradas em animais são tradicionais na festa e refletem seu estado de espírito. Tigres, raposas, gatos, cães, pássaros e coelhos são os principais escolhidos para a festa.

Encaixe

Os encaixes são os preferidos dos casais na hora de escolher sua máscara de Carnaval. Inspiradas em Pierrô e Colombina, casal que é parte da história da festa, as máscaras de encaixe são em preto e branco. Elas lembram um quebra-cabeça e cobrem apenas um lado da face de cada um. Quando juntas, elas formam uma máscara inteira.

Máscara de olhos

Esse é o tipo mais comum de máscara de Carnaval. Adornada e chamativa, essa máscara cobre apenas a região dos olhos, disfarçando a pessoa por trás dela, mas deixando o restante do rosto livre. Ela é encontrada facilmente e é mais confortável que os demais tipos de máscaras, por isso é tão popular.

Veneziana

Esse modelo é originário dos carnavais de Veneza, onde surgiu a tradição de utilizar máscara de Carnaval. Ela cobre o rosto inteiro e é bem mais sofisticada. Feita de gesso, ela leva lantejoulas, plumas, glitter e fitas para ser adornada. A ideia é esconder completamente o rosto de quem a está utilizando. É mais comum em bailes tradicionais de gala.

Máscara de Carnaval: Faça a sua

O primeiro passo é o molde. Você pode consegui-lo em livros e revistas de arte ou em sites especializados. Caso você seja bastante criativo, pode desenhá-lo você mesmo. O importante é que esse molde esteja desenhado ou impresso em uma folha de papel sulfite.

Com um lápis, risque esse desenho em uma folha de EVA. O ideal é que seja branca, para você conseguir pintá-la da cor que desejar. Risque o molde na folha e depois recorte precisamente. Se tiver habilidades com estilete, o ideal é cortar a máscara com ele. Caso não tenha segurança, utilize uma tesoura afiada.

Depois de recortado, aqueça o EVA com um secador de cabelo. Quando o material estiver amolecido, coloque a máscara em seu rosto, pressionando levemente. Esse procedimento é fundamental para que ela fique no formato exato do seu rosto e seja confortável para vestir.

Espere esfriar e comece a decorar a máscara de Carnaval. Aqui, o que vale é a criatividade. Pinte o EVA com tinta dourada para deixá-lo brilhante e chamativo. Contorne a região da abertura para os olhos com tinta relevo. Faça o contorno da máscara com lantejoulas de sua preferência. Você pode aplicar penas ou plumas na parte superior.

Quando tudo estiver colado e seco, faça furos nas laterais e prenda fitas de cetim. Elas servirão para que você amarre a máscara ao rosto.

Pronto para cair na folia? Conte para nós qual sua máscara favorita!

Leave a comment

Your email address will not be published.


*